Gerenciamento e Tratamento - Efluentes e Resíduos
O tratamento é uma alternativa essencial para eliminar os elementos contaminantes contidos nos efluentes, que após o tratamento correto, podem retornar à natureza, como também serem reutilizados.
Gerenciamento e tratamento - Resíduos Sólidos
Gerenciar resíduos significa adotar efetiva e sistematicamente um conjunto de ações nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento, destinação final e disposição final ambientalmente adequada.
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), a gestão de resíduos deve garantir o máximo reaproveitamento e reciclagem e a minimização dos rejeitos – que não possuem viabilidade técnica e econômica para reciclagem. Cada gerador é responsável pelos resíduos gerados, que devem ser segregados na fonte.
É pertinente ao poder público, o setor empresarial e toda a coletividade a responsabilidade pelo gerenciamento de resíduos sólidos.
Gerenciamento e tratamento - Efluentes Líquidos
Os empreendimentos possuem dificuldades na obtenção de licença ambiental em suas instalações, ampliações e operações de suas atividades. O licenciamento ambiental é um dos instrumentos de gestão ambiental estabelecido pela lei Federal n.º 6938, de 31/08/81, o qual estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente.
Esse instrumento é de grande importância para avaliação dos possíveis impactos ambientais em que o empreendimento pode causar, tais como: capacidade em gerar líquidos poluentes (despejos e efluentes), resíduos sólidos, emissões atmosféricas, ruídos e o potencial de risco, como por exemplo, explosões e incêndios.
Proporcionamos e desenvolvemos treinamento e para alguns itens.
- Utilização de kits de proteção ambiental (KPA)
- Materiais absorventes, os quais possuem alta capacidade de absorção de produtos químicos e de óleos.
- Controle de vazamentos líquidos
- Utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), tais como: luvas, óculos, calçados e avental de proteção
Desenvolvemos projetos e documentação, fazemos seu acompanhamento e defesa para legalização de sistemas de tratamento de efluentes sanitários e industriais junto aos órgãos de fiscalização e controle. Elaboramos ou retificamos seu projeto de tratamento de esgoto, efluentes industriais e água com base nas melhores técnicas e visando otimizar os resultados a nível de investimento e custo operacional.
Documento técnico que identifica a tipologia e a quantidade de geração de cada tipo de resíduos e indica as formas ambientalmente corretas para o manejo, nas etapas de geração, acondicionamento, transporte, transbordo, tratamento, reciclagem, destinação e disposição final.
Documento técnico que identifica a quantidade de geração de cada tipo de resíduos proveniente de construções, reformas, reparos, demolições de obras civis e da preparação e escavação de terrenos.
Gestão de Resíduos Sólidos
Documentação CETESB necessario para a destinação de Resíduos para estações de tratamentos.